Marketing por Conteúdo na prática: usando o Instagram para vender imóveis

Marketing de conteúdo na prática: usando o Instagram para vender imóveis

Acredito que você já utilize o Instagram certo? Já pensou em usar o Instagram para vender imóveis?

Você tem seus amigos e posta algumas fotos do que gosta de fazer, de lugares legais que visitou ou situações que esteja comemorando e sinta prazer em compartilhar com seus amigos.

Mas e para seus negócios? Chegou a hora de usar o Instagram para vender mais!
Mas Israel, isto é possível? Você deve estar se perguntando não é mesmo?
E eu respondo que sim.

E vou lhe ajudar neste artigo a pensar de uma maneira estratégica para ser lembrado e se aproximar mais dos seus possíveis clientes.

Corretor: já pensou em usar o Instagram para vender imóveis?

Vou começar citando algumas estratégicas que grandes marcas vem utilizando para impactar audiências gigantescas, como por exemplo, um infográfico citando as ações da marca Forever 21 que tem nada mais nada menos que 14 milhões de seguidores no Instagram.

1) Call to Action: Um call to action nada mais é do que um pedido da marca para quem está lendo o post curtir a imagem, comentar ou participar de algum concurso. Perguntar a opinião de quem está vendo a postagem também é sempre muito válido.

Trazendo isso para sua realidade, você pode postar dois bairros da sua cidade e perguntar onde você mora ou em qual bairro você gostaria de morar. Ou ainda, se prefere apartamento com varanda Gourmet ou churrasqueira no terraço. A criatividade aqui fica na sua responsabilidade!

2) Conheça seus seguidores: É importante que você perceba que tipo de conteúdo funciona melhor com seus seguidores. Uma marca de varejo, por exemplo, a Forever 21 que citei acima, tem muitos likes em postagens de produtos. Será que se você postar apenas fotos de fachadas seu público vai gostar? Você sempre pode levar as perguntas que vez no tópico anterior para ver o seus seguidores mais gostam e intercalar as postagens com fotos de produtos e outras do decorado ou de algum ambiente do imóvel e gerar um conteúdo em cima desta imagem.

Um exemplo é colocar a foto da varanda Gourmet e perguntar, quem você chamaria para comer um churrasco no domingo? Ou, com uma foto da piscina, colocar a seguinte frase, curta quem adora passar o dia na piscina, num dia ensolarado de verão. Entendeu?

3) Conteúdo humanizado: Um grande erro que as marcas costumam cometer em postagens de mídias sociais é falarem como empresa e não como uma pessoa comum. Situações comuns do dia a dia fazem mais sucesso do que postagens comerciais pré fabricadas. As pessoas cansam daquela linguagem comercial sempre, portanto, procure entender como a sua marca pode criar um conteúdo mais humano e que seja facilmente entendido pelas pessoas.

Trazendo para o mercado imobiliário em vez de simplesmente citar um atributo importante do empreendimento foque sempre na sensação e bem estar que a pessoa vai ter usufruindo da piscina, da churrasqueira ou da academia. Fazer a pessoa se imaginar morando naquele ambiente também é sempre uma boa dica.

4) Crie concursos: Crie uma hashtag e peça para as pessoas participarem enviando alguma foto que tenha a ver com o dia a dia delas. Este engajamento funciona muito e o retorno sobre o investimento é muito grande. Tome cuidado apenas pois sorteios e concursos tem uma legislação específica aqui no Brasil e você não pode ficar dando brindes ou premiação em dinheiro sem registrar esta ação junto a Caixa Econômica Federal.

Mas criar concursos simples onde o usuário que melhor expressar a ideia dada pela marca vai aparecer nas mídias sociais da empresa fazem sempre muito sucesso.

5) Frequência de posts: Varia muito de marca para marca. Mas não se aconselha a postar mais de 4x por dia. É importante dar tempo para que o post atinja o máximo de pessoas possível e não pareça ser spam com um número excessivo de postagens. Eu costumo postar 3 a 4x por semana na conta da empresa em que trabalho.

6) Hashtags: A regra aqui é muito simples. Faça uma pesquisa para ver quais as palavras mais usadas como hashtags no seu negócio e utilize-as. #apartamento #imoveis #decoração Utilize também hashtags com o tipo de negócio #aluguel #lançamento #imovelpronto e também vale a pena você citar cidade e o nome do bairro do imóvel.

7) Compartilhe em outras redes sociais: O Facebook é a rede social mais usada no mundo. Não desperdice esta oportunidade. Inlusive não desperdice oportunidade nenhuma. Integre seus posts do Instagram no seu Twitter também.

Na imagem abaixo, veja as dicas para fazer seu post ter os melhores resultados.

Infográfico Instagram: dicas para otimizar suas postagens

Fazendo tudo isso, você arrecadará seguidores e estará interagindo com uma certa frequência com seus clientes em potencial, tornando-se referência para eles.

Desta forma, quando precisarem de um corretor ou de uma imobiliária, você será indicado, pois estará presente na lembrança das pessoas.

Vamos nessa? Utilize o Instagram para vender imóveis e saia na frente!

 

This content is published under the Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported license.

Comments

comments

SOBRE O AUTOR

Israel Degasperi Israel Degasperi é publicitário. Possui pós graduação em Novas Mídias. Trabalha com Marketing Digital desde 2008. Mas foi em 2010 que veio morar em São Paulo onde já trabalhou para grandes empresas, como a construtora Tecnisa, o portal imobiliário VivaReal Brasil além de ter dado consultoria para diversas empresas. Atualmente é o responsável pelo departamento de marketing de conteúdo da Imobiliária Lopes

Deixe seu comentário!