Financiamento imobiliário mais barato

 

Financiamento-imobiliário-mais-barato

Está planejando comprar um imóvel e vai recorrer ao financiamento para realizar essa aquisição? Então fique atento: a disputa dos bancos pelo mercado de crédito habitacional tem gerado um cenário bastante atrativo para os compradores.

Atualmente, podemos constatar uma redução das taxas de juros cobradas para concessão do financiamento habitacional com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos (SBPE), uma das maiores fontes de captação do Brasil.

Dos cinco principais bancos do país (Banco do Brasil, Santander, Bradesco, Caixa Econômica e Itaú), apenas a Caixa mantém a taxa de financiamento acima de 10%. A consequência disso é que, embora ainda responsável por 65% do financiamento habitacional do país, o banco federal, em 2018, perdeu a liderança no desembolso mensal com recursos da poupança pelo terceiro mês consecutivo.

Vale frisar que a Caixa se consolidou durante muito tempo como a instituição com a menor taxa de juros para o crédito imobiliário, mas hoje a realidade é outra. No entanto, visando recuperar sua posição no mercado, a Caixa já anunciou a previsão de diminuição dos juros e informou que as mudanças serão anunciadas ainda em abril.

Logo, o cenário tende a ficar ainda mais competitivo. E o que você, comprador, precisa estar atento é que qualquer diferença nas taxas de juros cobradas pelos bancos, mesmo que pequena, pode resultar em uma expressiva economia ao final do financiamento.

Por isso, é importante avaliar com cautela todas as oportunidades que o mercado oferece e observar não apenas a taxa de juros, mas todos os custos vinculados ao financiamento para que o Custo Efetivo Total (CET) esteja adequado ao seu planejamento financeiro. Afinal, estamos falando de uma dívida que irá comprometer o seu orçamento durante um longo período, e assim, nenhum detalhe pode ser ignorado.

SOBRE O AUTOR

Guilherme Machado Corretor de Imóveis, Palestrante, Coach, Mestrando em Neuromarketing pela FCU - Florida Christian University/EUA. Especialista em vendas, liderança e negociação com certificação pela University of Michigan/EUA. Com mais de 18 anos de vendas, já transformou mais de 1,5 milhões de profissionais no Brasil com seus cursos, vídeos e palestras.

Deixe seu comentário!