Está com dificuldade para pagar o financiamento imobiliário? Vamos te contar formas de solucionar o problema, evitando a perda do imóvel. Confira! Esse conteúdo é publicado sob a licença Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported.

Com o cenário econômico que vivemos, nos últimos 3 ano,s é muito comum encontrarmos pessoas com dificuldade para pagar o financiamento imobiliário. Por isso, para muitos, o sonho da casa própria acaba se tornando uma grande dor de cabeça.

Porém, você sabia que existem alguns benefícios que podem ajudar a amenizar os problemas decorrentes do aperto orçamentário?

A Caixa Econômica, um dos maiores agentes de crédito habitacional, oferece, por exemplo, a possibilidade de congelar o pagamento das parcelas do imóvel financiado por até de 12 meses.

Mas, para isso, existem algumas condições: é preciso estar adimplente com o contrato, e o comprador deve ter pagado, no mínimo, 24 prestações desde a concessão ou a última negociação. Além disso, o valor da dívida não pode ser superior a 80% do valor do imóvel.

É importante que você saiba que o prazo do financiamento, assinado em contrato, não será aumentado em função do congelamento. Também sobre isso, o valor dos 12 meses congelados será somado às prestações seguintes. Logo, o restante das parcelas ficará um pouco mais alta!

Outra maneira de auxiliar quem está passando por problemas financeiros é utilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), de maneira a amortizar o saldo devedor e, assim, diminuir o valor das prestações.

Desse modo, se em algum momento você perceber que terá dificuldade para pagar o financiamento imobiliário, não espere a situação ficar incontornável ao ponto de correr o risco de perder um bem tão desejado.

Procure pelo seu banco e tente identificar quais medidas podem ser tomadas, com foco em manter o seu contrato em dia, sem comprometer seu orçamento.

A recomendação de conversar com seu o agente de crédito, vale tanto para os clientes da Caixa Econômica, que oferece esta possibilidade de congelar o pagamento das parcelas do financiamento, quanto para outras instituições, que poderão apresentar diferentes alternativas para que você não perca o seu imóvel.

Para receber nossos textos, assine a nossa NEWSLETTER e fique por dentro das notícias do setor, diariamente! Inscreva-se, também, em nosso CANAL NO YOUTUBE.

Esse conteúdo é publicado sob a licença Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported.

Related Posts