Dificuldade para pagar o financiamento imobiliário?

Dificuldade-para-pagar-o-financiamento-imobiliário-

Com o cenário econômico que vivemos nos últimos 3 anos é muito comum encontrarmos pessoas com dificuldade de honrar com o pagamento do financiamento imobiliário. Com isso, para muitos, o sonho da casa própria acaba se tornando uma grande dor de cabeça.

Porém, você sabia que existem alguns benefícios que podem ajudar a amenizar os problemas decorrentes do aperto orçamentário? A Caixa Econômica, um dos maiores agentes de crédito habitacional, oferece, por exemplo, a possibilidade de congelar o pagamento das parcelas do imóvel financiado por até de 12 meses.

Mas para isso existem algumas condições: é preciso estar adimplente com o contrato e o comprador deve ter pagado no mínimo 24 prestações desde a concessão ou a última negociação. Além disso, o valor da dívida não pode ser superior a 80% do valor do imóvel.

É importante que você saiba que o prazo do financiamento assinado em contrato não será aumentado em função do congelamento e o valor dos 12 meses congelados será somado às prestações seguintes. Logo, o restante das parcelas ficará um pouco mais alta!

Outra maneira de auxiliar quem está passando por problemas financeiros é utilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para amortizar o saldo devedor e, assim, diminuir o valor das prestações.

Desse modo, se em algum momento do financiamento você perceber que terá dificuldade para arcar com as prestações devidas, não espere a situações ficar incontornável ao ponto de você correr o risco de perder o imóvel tão desejado.

Procure pelo seu banco e tente identificar quais medidas podem ser tomadas para que você possa honrar com o seu contrato sem comprometer seu orçamento e que possam de alguma forma minimizar os danos a sua dívida.

Sendo assim, a recomendação de conversar com seu o agente de crédito vale tanto para os clientes da Caixa Econômica, que oferece esta possibilidade de congelar o pagamento das parcelas do financiamento, quanto para outras instituições que poderão apresentar diferentes alternativas para que você não perca o seu imóvel.

SOBRE O AUTOR

Guilherme Machado Corretor de Imóveis, Palestrante, Coach, Mestrando em Neuromarketing pela FCU - Florida Christian University/EUA. Especialista em vendas, liderança e negociação com certificação pela University of Michigan/EUA. Com mais de 18 anos de vendas, já transformou mais de 1,5 milhões de profissionais no Brasil com seus cursos, vídeos e palestras.

Deixe seu comentário!