Corretor de imóveis: Não crie um blog

Corretor de imóveis: não crie um blog!

Todo corretor de imóveis deve ter um blog! Você fatalmente já deve ter ouvido isso por aí.

Minha opinião: Balela!

Vejo muitos corretores iludidos, achando que ter um blog é a solução do seu problema. Que é por meio desta ferramenta que ele irá conversar com os clientes e vender seus imóveis de uma maneira muito mais rápida e fácil. Colocam suas esperanças em uma “modinha” da era digital, mas a realidade mostra um resultado pífio e desestimulante.

Sabe por que isso acontece?

Porque ao invés de criarem verdadeiros blogs, muitos corretores acabam criando verdadeiras “cidades fantasmas virtuais” ou “outdoors eletrônicos”. Falta periodicidade, conteúdo relevante, seriedade, profissionalismo e compromisso.

Blog NÃO é outdoor eletrônico! Foque em periodicidade, conteúdo relevante e profissionalismo.

“Tá Guilherme, então você acha que o corretor não deve ter um blog e que ele deve continuar com as mesmas e velhas estratégias de relacionamento com o cliente?”

Você pode até estar se perguntando isso, mas eu lhe digo: Absolutamente NÃO.

Acredito que o blog é um excelente ambiente para se diferenciar no mercado, gerar visibilidade, relacionamento, autoridade e até mesmo vender.

No entanto, não seja tolo ao acreditar que o “simples” ato de criar um blog irá mudar os seus resultados de uma hora para outra. É neste senso comum que está a minha crítica, nesta visão simplória e mentirosa que muitos pseudomentores querem vender.

Ter um blog só para dizer que tem, não trará qualquer mudança para a sua vida.

Portanto o que proponho é que antes de construir um blog, você tenha um propósito e conheça bem esta plataforma. Um blog profissional não é um diário pessoal e muito menos uma vitrine de imóveis. Existem outros canais de comunicação para isso.

Um blog de verdade dá trabalho e exige dedicação. E se você quer de fato investir neste negócio (sim, encare o blog como um investimento em sua carreira), estabeleça desde o início o que você vai oferecer para o seu público. Que dores você quer curar?

Dica #QR: Conheça o blog do corretor Parlare e inspire-se: http://blogdoparlare.com.br.

Eu acredito plenamente no poder do blog para nossas estratégias profissionais, tanto que estou conversando com você através de um. Aqui compartilho vivências, práticas, erros e acertos de um corretor que viu nas dificuldades do mercado um oásis de oportunidade.

Entretanto para pavimentar o caminho para que você chegasse até aqui para interagir comigo, trocar experiências, confiar em nosso trabalho, eu investi em muitas estratégias e agora as compartilho com você.

1 – O que escrever?

Antes de pensar o que escrever, você deve conhecer quem vai ler. Corretor de imóveis: entenda o seu publico prioritario antes de escreverQual o público prioritário que você deseja alcançar? Isso é muito importante, pois é este mapeamento que direcionará a escolha do conteúdo relevante para o seu leitor.

Para esta curadoria de conteúdo, pergunte-se:
Quais são as dúvidas e informações que seu público gostaria de ter?

Seu foco é em imóveis do perfil “Minha casa, Minha vida”, de médio padrão, de alto luxo, de aluguel, comercial? Está na cidade ou no campo?

2 – Mensure os resultados

O blog é uma plataforma 100% mensurável. Aproveite esta vantagem e analise as estatísticas do seu blog usando ferramentas como o Google Analytics.

Com os dados do Analytics, alinhado ao feedback concreto gerado nos comentários de cada post, você obterá uma análise mais precisa das características e das necessidades do seu público-alvo.

Seja especialista e não um generalista. Tenha foco no seu nicho de mercado e seja uma referência no seu setor.

Dica #QR: Integre com as Mídias Sociais – Lembre-se de incluir a opção de shares para que seus usuários possam compartilhar facilmente o seu post nas diferentes plataformas sociais, assim como os botões do Facebook, Google Plus, Linkedin, entre outros.

3 – Faça o cliente te encontrar

Gere um contato permanente com seu público. Dados do Think Real Estate with Google, evento realizado anualmente pelo Google na sua sede brasileira, em São Paulo, demonstram que 48% dos brasileiros têm acesso à internet. Quando olhamos as principais cidades do país, o número aumenta para 74%.

Esta estatística reforça que o seu cliente está na internet neste momento, “gugando” (pesquisando no Google) alguma informação sobre imóvel. Por isso é tão importante a análise de curadoria de conteúdo para o seu blog a fim de gerar informações que façam com que o seu cliente te encontre na rede.

Foque em descobrir as dores, interesses e paixões do seu público. Imagine que o seu cliente chegue ao seu blog buscando uma resposta para suas dores e ao ler o seu artigo, sua análise sobre o assunto, ele encontra a “cura” que busca. Qual a sensação que ele terá com essa descoberta? Qual a percepção que seu cliente terá sobre você?

Pare de correr atrás de clientes. Eles estão te procurando. Basta você estar na “estrada” certa.

Dica #QR: Gere conteúdos relacionados a esse público e mantenha um sistema dinâmico para captar esses dados de forma contínua.

4 – Um blog pode ser o seu cartão de visitas

Se eu digitar o seu nome no Google agora, eu te encontro? Ou você é o “Gasparzinho” o corretor camarada, gente boa, mas invisível aos “olhos” do seu cliente.

Se você não está na net, você não existe. Não dê cartões de visita. Dê o seu nome e deixe a internet trabalhar por você.
Com estas dicas seu blog se tornará relevante e assim fará todo o sentido ter um.
Sem isso, ter um blog é perda de tempo, portanto, melhor não tê-lo!

Ser um “corretor blogueiro” é mais do que ser um “cuspidor de notícias” fazendo ctrl C + ctrl V de outros portais.

Seu público quer saber o que você pensa e como você pode solucionar os problemas dele. Isso é o que importa. Saia da moda e seja um profissional QR. Torne-se relevante. Somente assim você irá conversar e criar um relacionamento duradouro com o seu cliente, conquistando sua confiança ao ponto de expandir essa relação para uma negociação de fato.

Foque na pessoa e torne-se milionário.

Podemos fazer diferente, podemos fazer melhor.

Eu quero te encontrar no pódio. #quebreasregras #euacreditoemvocê

Receba as nossas novidades, dicas de negociação e tendências do Mercado Imobiliário!

Assine nossa NEWSLETTER e fique por dentro das notícias do setor, diariamente! Inscreva-se, também, em nosso CANAL NO YOUTUBE.

 

 

 

This content is published under the Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported license.

Comments

comments

SOBRE O AUTOR

Guilherme Machado Corretor de Imóveis, Palestrante, Coach, Mestrando em Neuromarketing pela FCU - Florida Christian University/EUA. Especialista em vendas, liderança e negociação com certificação pela University of Michigan/EUA. Com mais de 18 anos de vendas, já transformou mais de 1,5 milhões de profissionais no Brasil com seus cursos, vídeos e palestras.

Deixe seu comentário!